Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

20 abril 2012

Grande Prémio WPC 2012


Humor gráfico de imprensa. Os vencedores da oitava edição do World Press Cartoon acabam de ser anunciados em Sintra, no salão do humor gráfico de imprensa. O cubano Ares, com um cartoon editorial sem título publicado no jornal ‘Juventud Rebelde’, e o norueguês Egil, com a caricatura Stauss-Kahn/mealheiro publicada no jornal ‘Romerikes Blad’, foram os vencedores ex-aequo do Grande Prémio WPC 2012.

O júri internacional, presidido pelo cartoonista António e integrando Jean Mulatier (França), Liza Donnelly (Estados Unidos), Peter Nieuwendijk (Holanda) e Fernando Puig Rosado (Espanha), analisou oito centenas de obras a concurso de mais de 450 autores publicadas em jornais e revistas de sete dezenas de países.

A exposição ‘World Press Cartoon - Sintra 2012’, que apresenta 343 obras de 260 cartoonistas, está patente até 30 de Junho no Sintra Museu de Arte Moderna, de terça a domingo, entre as 10 e as 18 horas, com entrada livre. A editora LeYa/Texto acaba de lançar o livro ‘World Press Cartoon - Sintra 2012’, uma selecção do que de melhor se fez em cartoon no último ano.

VENCEDORES CATEGORIAS
Cartoon Editorial
‘Sem Título’ de Ares no ‘Juventud Rebelde’ (Cuba)
Caricatura
‘Stauss-Kahn/mealheiro’ de Egil no ‘Romerikes Blad’ (Noruega)
Desenho de Humor
‘Ecology’ de Pavel no ‘Ziarul de Vrancea’ (Roménia)



Ver ‘World Press Cartoon - Sintra 2012’ e ‘LeYa MediaBooks - World Press Cartoon 2012’.

Sem comentários: