Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

18 maio 2012

The Penrose triangle


Infographic as impossibility in its purest form. A propósito da Malofiej 20 - Cumbre Mundial de Infografía, realizada em Março em Pamplona (Espanha), a SNDE, capítulo espanhol da Society of News Design, pediu a oito dezenas de jornalistas visuais para definir o que é a infografia. A resposta colectiva foi agora dada a conhecer numa homenagem à profissão de infografista e ao vigésimo aniversário da cimeira, sessões de trabalho e prémios Malofiej.

‘Infographic as Impossibility in its Purest Form’ é o título da definição visual encontrada pelo grupo de infografistas de renome mundial. O gráfico é baseado no triângulo de Penrose, também conhecido como a tribarra, um objecto impossível. Foi criado pelo artista sueco Oscar Reutersvard, em 1934. O matemático Roger Penrose popularizou-o na década de 1950, descrevendo-o como "impossível em sua forma pura".

A infografia é assim definida como um objecto sólido, feito de três conceitos entrelaçados – ideia, design e dados – que se encontram para formar uma forma pura e impossível. Uma combinação de propriedades que não pode ser realizada na sua perfeição mas que deve ser tentada.


Ver ‘SNDE’.

Sem comentários: