Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

24 maio 2012

Just one more (stupid) game


Press enter key to continue. Um pequeno jogo a ilustrar uma reportagem jornalística é a arriscada ideia desenvolvida pelo jornal de referência norte-americano ‘The New York Times’. Embora não seja a primeira vez que o diário utiliza um jogo para explicar temas ou conceitos, a inovação está a gerar discussão entre o equilíbrio entre informação e entretenimento.

O produtor multimedia Jon Huang criou uma versão do popular jogo ‘Kick Ass’, da Rootof Creations, para acompanhar o artigo ‘Just One More Game... Angry Birds, Farmville and Other Hyperaddictive Stupid Games’, da autoria de Sam Anderson, publicado na revista suplemento ‘The New York Times Magazine’.

Os jogos em notícias, ‘gamification’, permitem a diversão, atracção e fidelização dos leitores e a diferenciação dos meios. No livro ‘Newsgames - Journalism at Play’ (2010 The MIT Press), o investigador, crítico e designer norte-americano Ian Bogost, professor na Georgia Tech e fundador do estúdio Persuasive Games, teoriza sobre a adopção dos ‘newsgames’ pelo jornalismo visual. Os videojogos como simuladores interactivos são uma fórmula para informar e envolver os leitores, através de infografias lúdicas e jogáveis que recriem eventos e ofereçam opções estratégicas.


Ver ‘The New York Times - Magazine’ e ‘Anyforms - Infographics at Play’.

Sem comentários: