Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

16 maio 2012

Prémio Nacional de Ilustração 2011


‘Os Animais Domésticos’. A ilustradora e autora de banda desenhada Maria João Worm acaba de vencer o Prémio Nacional de Ilustração 2011, promovido pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, pelo seu trabalho no livro ‘Os Animais Domésticos’. Com texto e linogravuras de Maria João Worm, a obra foi editada pela editora independente Quarto de Jade.

‘Os Animais Domésticos’ é um livro desdobrável em harmónio que, através de animais que desempenham tarefas domésticas, revela a consciência do processo artístico. Reúne nove gravuras feitas por Maria João Worm na década de 1980 e que representam animais a executarem tarefas domésticas, como passar a ferro, costurar e estender a roupa.

O júri desta 16ª edição do Prémio Nacional de Ilustração foi composto por Adriana Baptista, docente universitária, Mariana Viana, coordenadora do Mestrado em Ilustração no ISEC, e Cristina Grácio, em representação da DGLB. Considerada a mais importante distinção na área da ilustração, o prémio da DGLB atribuiu ainda menções honrosas a José Manuel Saraiva, pela ilustração de ‘Cesário Verde - Antologia Poética’, editado pela Kalandraka, e a Catarina Solbral pela estreia editorial com ‘Greve’, editado pela Orfeu Negro.


Ver ‘DGLB - PNI 2011’, ‘Maria João Worm’ e ‘Quarto de Jade’.

Sem comentários: