Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

06 junho 2012

Gramática da Infografia


Morfologia e Sintaxe para o Design de Informação. Estudante da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, a brasileira Gabriela Portilho Matheus apresentou a monografia ‘Gramática da Infografia: Morfologia e Sintaxe para o design de Informação’ como requisito parcial à obtenção do título de bacharel no curso de Jornalismo.

O trabalho é um esboço de um guia prático de infografia baseado em teorias cognitivas e semiológicas a fim de proporcionar uma comunicação mais eficaz entre leitor e jornalista. Infografia, semiologia, design, design de informação, cognição e infográficos são algumas das palavras-chave da monografia de seis dezenas de páginas.

A ideia que cabe na ‘Gramática da Infografia’ é a organização de uma parte dos conteúdos académicos produzidos sobre design de informação num guia prático que sirva como referência para aqueles que pretendem trabalhar ou estudar o tema. Um trabalho que reunir e destrinça os códigos dos elementos mais úteis e frequentes no quotidiano dos infografistas. Conhecer as regras é fundamental para conseguir rompê-las.


Ver ‘Gramática da Infografia - Gabriela Portilho’.

Sem comentários: