Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

28 junho 2012

A graphical technique


Combining the symbolic and visual aspects of numbers. Técnica gráfica concebida e desenvolvida pelos académicos Miguel Nacenta, da University of St Andrews, e Hinrichs Uta e Carpendale Sheelagh, da University of Calgary, a FatFonts baseia-se num novo tipo de fonte numérica criada para efeitos de visualização e infografias que cria uma ponte entre as representações numéricas e visuais.

A técnica gráfica baseia-se nos algarismos arábicos mas, ao contrário dos typefaces numéricos regulares, a quantidade de tinta (pixels negros) usados para cada dígito é proporcional ao seu valor quantitativo. Isto permite uma leitura precisa dos dados numéricos, preservando um contexto visual global.

A proporcionalidade de tinta é a principal propriedade do FatFonts e permite criar visualização de dados onde os números podem ser lidos e representados como imagens. Para ser capaz de representar os números com uma maior definição estes foram concebidos de modo a que possam ser encaixados. Os únicos limites são a resolução dos meios e a acuidade visual dos leitores. Para a FatFonts foram criados os diferentes tipos Miguta, Cubica, 7Segments, Rotunda e Gracilia.



Ver ‘FatFonts’.

Sem comentários: