Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

02 julho 2012

A New Telling


Mainstream acceptance of data journalism. Todos os media estão a adoptar a visualização de informação e a render-se à infografia por facilitar a compreensão perante a complexidade dos dados e a sobrecarga de informação. A agência norte-americana de infografia InfoGlyphs reflecte no artigo ‘A New Telling’, publicado no seu site, sobre como a representação visual da informação enriquece o jornalismo.

Para a canadiana Laila, uma das fundadoras da InfoGlyphs, só porque estamos na era da informação, isso não significa que sejamos capazes de processar todas as informações difundidas pelos media. Esta sobrecarga pode ser contrariada com o recurso a gráficos desprovidos da manipulação emocional frequente noutros géneros jornalísticos para fornecer informação com contexto e narrativa e sem pressionar o leitor/espectador.

A fundadora da InfoGlyphs defende ainda que as infografias podem apresentar, representar, comparar ou complementar notícias com um fluxo de informação natural, dados sólidos, fontes confiáveis e design atraente. E porque as infografias são mais facilmente compreensíveis, podem explorar dados e histórias com maior profundidade sem esgotar a atenção do leitor/espectador. A infografia é a matriz de conexão com a realidade, o código para ver o mundo real conclui Laila estabelecendo um paralelo com o filme ‘The Matrix’.


Ver ‘InfoGlyphs - A New Telling’.

Sem comentários: