Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

24 julho 2012

Rising above the glut of infographics


Warning - This column includes infographics! As infografias são óptimas para contar histórias, mas nem todas as boas ideias precisam de ser visualizadas, de forma a evitar o excesso de representações gráficas da informação. O alerta para a sobrecarga de histórias visuais online é lançado pelo blogue ‘The Sustainable Business’ do diário de referência inglês ‘The Guardian’.

Nem toda a informação pode ou deve ser representada visualmente através de infografias estáticas, animadas ou interactivas, frequentemente vazias de factos e conteúdos. Uma boa infografia deve ter um bom motivo para explorar, um conceito simples, um espaço conciso, uma história e contexto e leitura em todos os meios e dispositivos.

Estas recomendações contra a mediocridade na infografia são da autoria do inglês Matthew Yeomans, fundador e director da consultora editorial Custom Communication e co-autor do livro electrónico ‘#FAIL - The 50 Greatest Social Media Screw-Ups’ (2012 SMI Press).


Ver ‘The Sustainable Business Blog - Rising above the glut of infographics’, ‘Mateoland’ e ‘Custom Communication’.

Sem comentários: