Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

20 agosto 2012

Pre-order


Release date: September 6th, 2012. O designer gráfico espanhol Alberto Cairo, director de infografia e multimédia da revista brasileira 'Época', da Editora Globo, e professor na Universitat Oberta de Catalunya, em Espanha, acaba de anunciar o lançamento de ‘The Functional Art: An introduction to information graphics and visualization’, versão em inglês da edição espanhola de ‘El Arte Funcional - Infografia y visualización de información’ (2011 Alamut).

Com edição prevista para Setembro pela editora New Riders Press, ‘The Functional Art’ defende na introdução que a infografia e visualização pertencem a um mesmo continuo em que cada uma das disciplinas ocupa extremos opostos de uma linha. Linha esta que é paralela a outra cujos limites são a apresentação e a exploração.

No livro de 384 páginas, Alberto Cairo fundamenta ainda que uma infografia não é algo para ser simplesmente observado, mas para ser lido. O objectivo central de qualquer trabalho de visualização não é a estética ou o impacto visual por si, mas a compreensibilidade. Grande parte dos equívocos nas redacções dos meios impressos resulta da direcção de infografia depender do departamento de arte, aponta Alberto Cairo na introdução de ‘The Functional Art’. O designer gráfico espanhol é também autor de ‘Infografía 2.0: Visualización interactiva de información en prensa’ (2008 Alamut).


Ver ‘The Functional Art - A book by Alberto Cairo’.

Sem comentários: