Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

18 setembro 2012

Graphic-driven stories


Heavy integration of graphics. A versão impressa do diário norte-americano ‘USA Today’, da Gannett Company, apresenta uma imagem totalmente nova. É a primeira vez que a publicação de 30 anos altera o design, tanto do papel como do online. A nova imagem do jornal, fresca e vibrante, é complementada por um site de estrutura interativa, cujo objectivo é operar como uma aplicação de smartphone ou tablet. O logo da publicação foi também remodelado.

A versão impressa está mais colorida, com os destaques em tons mais vivos e fotografias de maiores dimensões. Larry Kramer, presidente e editor do ‘USA Today’, explica que a acção passa por um investimento real e um maior enfoque na revigoração do valor dos media impressos, simultaneamente à introdução de novos produtos digitais.

A utilização da informação visual como ferramenta na imprensa mundial teve as primeiras representações quando o ‘USA Today’ implementou, de forma sistemática, o recurso da infografia. Este momento caracterizou-se pela modernização dos recursos gráficos e computacionais nas redacções e a criação de departamentos específicos para produção de infografias, acção que viria a influenciar jornais em todo o mundo.


Ver ‘USA Today’.

Sem comentários: