Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

10 setembro 2012

Por um emprego e um futuro digno


Greve de Fome. O designer de comunicação José Eduardo Cardoso, está em greve de fome na rua de Santa Catarina, no Porto. Aos 28 anos não que depender mais dos pais. Está em greve de fome até conseguir um emprego ou até conseguir falar com o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho.

Licenciado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, cansou-se de enviar currículos e portefólios e não receber respostas. Há alguns meses, decidiu criar o próprio emprego - o projecto ‘A Thousand Faces Starring Back at You’ onde desenha uma caricatura por um euro - mas mesmo assim não foi suficiente. É designer e ilustrador, já trabalhou em vários estúdios e integrou o colectivo Salão Cóboi.

José Eduardo Cardoso continua a trabalhar como freelancer, numa destas três situações: “Uns não pagam, outros pagam passado meio ano e outros, ainda, pagam um terço do valor justo”. Já se viu obrigado a mentir quanto às suas qualificações, já se inscreveu em agências de trabalho temporário e no centro de emprego. Ainda não pensou em emigrar. Se um destes dias chegar a casa e tiver uma resposta positiva no e-mail ou receber um telefonema, dá por terminado o protesto pacífico que espera ser breve.
Ver ‘Público P3 - Cultura’ e ‘José Eduardo Cardoso - Zé Cardoso’.

Sem comentários: