Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

06 setembro 2012

Uma tragicomédia familiar


‘Fun Home’. Novela gráfica autobiográfica acabada de editar pela BertrandCírculo Contraponto,  ‘Fun Home’, da cartoonista norte-americana Alison Bechdel, autora das tiras humorísticas ‘Dykes to Watch Out For’, é uma banda desenhada inteligente e adulta, cheia de humor negro. ‘Fun Home’ conta a relação que a autora manteve com o pai ao longo da sua infância e adolescência.

Exigente e distante, Bruce Bechdel era professor de Inglês e dirigia uma casa funerária, a que Alison e a família chamavam, numa pequena piada privada, a ‘Fun Home’. Só quando estava na universidade é que Alison, que recentemente admitira aos pais que era lésbica, descobriu que o pai era gay. Umas semanas depois desta revelação, Bruce morreu, num suposto acidente, deixando à filha um legado de mistério, complexos e solidão.

Ao longo de 240 páginas, Alison Bechdel apresenta uma novela graficamente admirável desenhada com um traço com pormenor e mestria técnica, inspirado no movimento underground dos comics. Uma obra-prima da banda desenhada e da literatura distinguida com o prémio Eisner Awards - Best Reality-Based Work 2007.

 

 

Sem comentários: