Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

16 outubro 2012

How maps became modern


The amazing and incredible statistical atlases. Infografias surpreendentes criadas nos Estados Unidos nas décadas finais do século XIX estão a ser compiladas e a revelar mapas e gráficos deslumbrantes sobre organização social, governança e economia. São infografias com histórias para contar, representações atraentes e informativas que traçam a história norte-americana.

Investigadores estão a deparar-se com visualizações de dados com cerca de 150 anos e incrivelmente modernas. A Library of Congress, a maior biblioteca do mundo propriedade do governo norte-americano e situada em Washington, é o deposito deste espólio que está a ser disponibilizado em sites e livros.

O site ‘A Handsome Atlas’, da Brooklyn Brainery de Jonathan Soma, e o recém-editado livro ‘Mapping the Nation’ (2012 University of Chicago Press), de Susan Schulten, que mantém os seus comentários de avaliação histórica de infografia e cartografia no blogue ‘Disunion’, são os exemplos mais relevantes do trabalho de investigação e divulgação que explora a história da representação visual nos Estados Unidos.


Ver ‘A Handsome Atlas’, ‘Mapping the Nation’ e ‘NYTimes Opinionator - Disunion’.

Sem comentários: