Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

12 outubro 2012

‘Portugal’


Quand un retour aux sources imprévu devient renaissance à soi-même. Autobiografia ficcionada em banda desenhada com um grafismo impressionista e cores de aguarelas luminosas e suaves, o álbum ‘Portugal’, de Cyril Pedrosa, em pré-lançamento pela LeYa ASA, será apresentado no festival Amadora BD que contará com a presença do autor e uma exposição da sua obra.

‘Portugal’ conta a história de Simon Muchat, um autor de banda desenhada francês que se encontra em plena crise quando recebe um convite para se deslocar às jornadas Sobreda BD, em Portugal, país do qual a sua família é originária e onde tinha passado vários verões na infância. Em Portugal descobrirá uma outra forma de existir, de pensar e de ser, que virá a converter-se numa nova fonte de inspiração.

O ilustrador francês Cyril Pedrosa, de 39 anos e neto de emigrantes portugueses em França, é autor de ‘Trois Ombres’ (2007 Delcourt Shampooing) e conquistou com o álbum ‘Portugal’ o prémio Fauve d’Angoulme Prix de la BD Fnac 2012 no festival Angouleme BD. O reconhecimento de uma obra magistral em banda desenhada, uma arte sequencial como a infografia.

“Un graphisme chaleureux et plein de relief, mais immédiatement accessible. Une belle et émouvante histoire, pour une très grande bande dessinée.”
BoDoi
“Un émerveillement graphique, une gerbe de couleurs et de traits qui, souvent, se confondent.”
Le Monde







Ver ‘LeYa ASA - Portugal’.

Sem comentários: