Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

04 novembro 2012

Prémios Nacionais de Banda Desenhada


Troféus. O festival internacional de banda desenhada Amadora BD acaba de atribuir os Prémios Nacionais de Banda Desenhada que funcionam como elemento credibilizador do panorama português de banda desenhada. Os troféus distinguem e consagram edições e entidade ou personalidade que pelo seu trabalho e dedicação se tenha destacado na área da banda desenhada.

A atribuição dos troféus passou pelas fases de candidatura (apresentação dos álbuns a concurso pelas editoras), nomeação (selecção por júri dos álbuns finalistas para cada uma das categorias) e votação (o júri volta a pronunciar-se identificando o vencedor de cada categoria). O júri foi presidido por Nelson Dona, director do Amadora BD.

A 23ª edição do Amadora BD, promovida pelo CNBDI, decorre até 11 Novembro no Fórum Luís de Camões, na Brandoa (Amadora) e apresenta como tema central 'Autobiografia'. O programa do festival contempla exposições, presença de autores nacionais e estrangeiros (sessões de autógrafos, debates e colóquios, novidades editoriais e workshops), espaço comercial (feira do livro de banda desenhada), concertos e animação infantil.

MELHOR ÁLBUM DE AUTOR ESTRANGEIRO
‘Blankets’ de Craig Thomspon (Devir)
CLÁSSICOS DA 9ª ARTE
‘Sangue Violeta e Outros Contos’ de Fernando Relvas (El Pep)
MELHOR ÁLBUM DE TIRAS HUMORÍSTICAS
‘Os Nossos Mutts’ de Patrick McDonnell (Devir)
MELHOR ÁLBUM PORTUGUÊS
‘As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy - Apocalipse’ de Filipe Melo e Juan Cavia (Tinta da China)

 
Ver ‘Anyforms Design - An illustrated novel’ e ‘Amadora BD’.

Sem comentários: