Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

28 novembro 2012

The Infographic Forefather (1842)


‘A Chronological Chart of the Visions of Daniel and John’. O designer português Manuel Lima, eleito pela revista mensal norte-americana de publicidade e design ‘Creativity’, como uma das 50 mentes mais criativas e influentes em 2009, dedica o artigo ‘The Infographic Forefather (1842)’, publicado no ‘VC Blog’ que edita, à generalização do termo ‘infographic’ e a sua associação a infografias super-verticais que proliferam online.

Depois de investigar os antepassados das infografias super-verticais, Manuel Lima conclui que, como muitos outros tipos de gráficos contemporâneos, não são totalmente novos. O fundador dos projectos VisualComplexity e Blogviz invoca os rolos de papiro do Egipto e os rolos de pergaminho da Idade Média na Europa.

Entre todos os antepassados das infografias super-verticais online, o antecessor directo apontado é a peça ‘A Chronological Chart of the Visions of Daniel and John’, impressa em 1842 por Joshua Himes. Trata-se de um gráfico cronológico que integra a lógica visual da linha de tempo, cronologia e símbolos, num layout vertical com ilustrações específicas, texto complementar e inclusão de números para transmitir quantidades específicas, as características das modernas infografias.


Ver ‘VC Blog - The Infographic Forefather (1842)’.

Sem comentários: