Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

10 dezembro 2012

Creative visuals


Visual stories for social justice based on facts and data narrative of Palestine/Israel. O conflito israelo-palestiniano não recorre apenas à luta armada na disputa regional e avança agora para o território da infografia. Um colectivo de designers gráficos, investigadores e estrategas baseados em Israel, Palestina, Estados Unidos e Europa acaba de lançar a plataforma digital ‘Visualizing Palestine’ para criar e difundir histórias visuais que promovam consciência crítica do conflito.

O conflito remonta ao início do século XX quando colonos judeus emigraram para a região da Palestina, um território sem Estado, juntando-se a outros judeus locais entre uma população de maioria árabe e islâmica. Sendo os judeus uns dos povos do mundo que não tinham Estado próprio, tendo sempre sofrido por isso várias perseguições, foram movidos pelo projecto do sionismo, cujo objectivo era refundar na Palestina um estado judeu.

Em 1947, as Nações Unidas aplicaram um plano de partição da Palestina em dois Estados, um árabe e um judeu. Tropas árabes atacaram o recém-formado Estado de Israel e, em consequência da guerra, Israel acabou por de expandir para os territórios da Cisjordânia e Faixa de Gaza, através do crescimento de cidades. A partir de 1987, surgiram as Intifadas (guerras de pedras) e o lançamento de mísseis por parte da Palestina a que Israel responde com ataques aéreos.


Ver ‘Visualizing Palestine’.

Sem comentários: