Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

22 janeiro 2013

Infographics and Visualizations as Tools for the Mind


By Alberto Cairo. Publicado originalmente no blogue da plataforma ‘Visual.ly’, o artigo ‘Infographics and Visualizations as Tools for the Mind’, de Alberto Cairo, é agora recuperado e publicado no site do Malofiej 21, prémios e cimeira de infografia da SND-E, capítulo espanhol da Society of News Design.

No artigo, o até recentemente director de infografia e multimédia da revista brasileira 'Época' defende que criar uma infografia é um acto de engenharia, por entender que a representação visual de informação é uma ferramenta semelhante a instrumentos de construção, concebidos para estender as capacidades humanas para além dos seus limites naturais e realizar projectos a que é difícil dar forma.

No caso da infografia as ferramentas não são físicas tais como as estatísticas e os dados. Ao organizar a informação, os gráficos quantitativos ou explicativos aprofundam informações e revelam detalhes. São representações eficientes e só depois estéticas. Uma infografia deve valorizar a sua estrutura, precisão, integridade, funcionalidade e profundidade e só após ter um estilo visual, caso contrário trai a própria definição e concepção de infografia.


Ver ‘Malofiej 21 - Infographics and Visualizations as Tools for the Mind’.

Sem comentários: