Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

20 janeiro 2013

'PopSci' Favorite Science Infographics of 2012



A roundup of the data visualizations and illustrations that best conveyed the year in science. A infografia é um recurso valioso na divulgação científica quando a linguagem escrita e a fotografia são insuficientes para explicar fenómenos científicos. A representação visual converte-se num recurso eficiente, ao descrever, mostrar e explicar de forma rápida e atraente informações científicas de difícil entendimento. Pelo seu carácter didáctico, a infografia transforma o complexo em simples ao reunir as vantagens das linguagens verbal e visual.

A infografia científica deve comunicar claramente o conceito que apresenta e contar uma história completa, explicando conceitos, processos e teorias. Além de capacitação como jornalista especializado, o infografista da área científica, deve possuir competências técnicas especificas para a produção de gráficos e fazer uso de ferramentas intelectuais como a abstracção e a metáfora, estritamente ligadas à visualização.

Dentro deste entendimento, a revista norte-americana ‘Popular Science’, uma das principais fontes de notícias de ciência e tecnologia desde 1872, apresenta no seu site o artigo ‘Our Favorite Science Infographics Of 2012’, uma galeria fotográfica que resume as infografias e visualizações de dados que melhor transmitiram o conhecimento científico em 2012.


Ver ‘Popular Science - Our Favorite Science Infographics of 2012’.

Sem comentários: