Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

06 fevereiro 2013

Brockhaus Enzyklopadie Infografiken


Das Wissen der Welt. Obras de referência, as enciclopédias são colectâneas de textos que descrevem o estado actual do conhecimento humano nas artes e nas ciências, para o que contam com a contribuição de peritos ou especialistas. Os artigos em enciclopédia abordam com profundidade, além da palavra, o próprio conceito, tema e disciplina, a fim de transmitir o conhecimento acumulado. Daí que muitas vezes também incluam mapas e ilustrações.

A ‘Brockhaus Enzyklopadie’, enciclopédia alemã publicada desde 1796 pela Brockhaus / Wissenmedia, conta com 300 mil entradas em 24 mil páginas e cerca de 35 mil mapas, gráficos e tabelas. A nova edição, talvez a última impressa, recorre a uma série de infografias para representar temas como montanhas, línguas, cometas, oceanos, ecologia e médias. A evolução da população mundial é representada em seis páginas transparentes que sobrepõem infografias.

As infografias que pela primeira vez ilustram a maior enciclopédia em língua alemã impressa, foram criadas pelo estúdio de design de informação Oberhaeuser.info, fundado pelo premiado Martin Oberhauser, em 2011, em Hamburgo (Alemanha). O infografista defende que a vida sem informação é impossível e que a infografia a transforma e estrutura em algo legível, utilizável e divertido.


Ver ‘Brockhaus Enzyklopadie’ e ‘Oberhaeuser.info’.

Sem comentários: