Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

18 fevereiro 2013

Edward Tufte Wants You to See Better


Talk of the Nation - Science Friday. O norte-americano Edward Tufte, de 70 anos, professor de estatística e design gráfico na Yale University e um dos mais importantes especialistas em infografia acaba de dar uma entrevista a Flora Lichtman e aos ouvintes do programa ‘Talk of the Nation - Science Friday’, da rede de rádios públicas norte-americana NPR, que disponibiliza a gravação e transcrição.

Na entrevista, ET, como é conhecido, revela estar a desenvolver o seu novo projecto ‘The Thinking Eye’, um livro-filme sobre a ciência da informação como arte, dentro do seu interesse pelas visualizações intemporais. O cientista de dados defende a visualização como estimulo ao pensamento, independentemente dos suportes digital ou papel, para o que trabalha Diagramas de Feynman para a interpretação visual.

Especialista na apresentação de gráficos e diagramas, ET define como ‘chartjunk’ a infografia inútil, enganosa ou com densidade de dados. Como autor, o cientista de dados já publicou os livros de referência ‘The Visual Display of Quantitative Information’ (1983 Graphics Press), ‘Envisioning Information’ (1990 Graphics Press) e ‘Visual Explanations’ (1997 Graphics Press).


Ver ‘NPR Science Friday - Edward Tufte Wants You to See Better’, ‘Sci Fri - Edward Tufte Wants You to See Better’ e ‘The Work of Edward Tufte and Graphics Press’.

Sem comentários: