Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

12 fevereiro 2013

The convergence of art and science


Scientific and Engineering Visualization Challenge 2012. Alguma da mais eficaz divulgação científica não é feita por palavras. Desde os diagramas de Leonardo da Vinci (1452-1519) a visualização da pesquisa científica tem uma história longa e literalmente ilustrada. Ilustrar remete etimologicamente para esclarecer, daí que se possa fazer ciência sem gráficos mas seja muito difícil comunicá-la sem infografia.

A agência governamental norte-americana National Science Foundation criou o ‘Scientific and Engineering Visualization Challenge’ para promover as ilustrações aplicadas à ciência e engenharia. A competição divide-se em cinco categorias: fotografia, ilustração, infografia, meios interactivos e meios não-interactivos.

Na edição de 2012 estiveram a concurso 215 trabalhos de 18 países. Os vencedores foram agora anunciados no site da NSF e serão apresentados na edição de Fevereiro da prestigiada revista cientifica norte-americana ‘Science’.

SCIENTIFIC AND ENGINEERING VISUALIZATION CHALLENGE 2012
Posters and Graphics
First Place
‘Adaptations of the Owl's Cervical & Cephalic Arteries in Relation to Extreme Neck Rotation’
Fabian de Kok-Mercado, Michael Habib, Tim Phelps, Lydia Gregg and Philippe Gailloud
(Johns Hopkins University School of Medicine, Department of Art as Applied to Medicine)


Ver ‘NSF - Scientific and Engineering Visualization Challenge 2012’ e ‘Science - Scientific and Engineering Visualization Challenge 2012’.

Sem comentários: