Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

04 março 2013

'A Construção da Expressividade na Infografia'


Um estudo de criações de Jaime Serra. A dissertação académica apresentada por Marcelo Pliger na defesa do título de mestre em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo tem como objecto de estudo o trabalho do infografista espanhol Jaime Serra. ‘A construção da Expressividade na Infografia’ investiga como se constrói a comunicação de informações na infografia de Jaime Serra, reconhecido por desenvolver projectos de carácter expressivo.

O primeiro capítulo de ‘A construção da Expressividade na Infografia’ apresenta momentos históricos significativos de exploração da expressividade na infografia, o trabalho de Jaime Serra nesse contexto e o debate crítico em torno do tema através dos argumentos de Edward Tufte, Alberto Cairo e Nigel Holmes. No segundo capítulo é apresentada a teoria de variáveis visuais de Bertin e a teoria de sintaxe gráfica de Engelhardt. Essas duas teorias, em conjunto com a teoria semiótica de Greimas, fornecem a base para a análise de três trabalhos de Jaime Serra no terceiro capítulo.

O designer de informação brasileiro Marcelo Pliger integra a redacção do jornal de referência ‘Folha de S.Paulo’ e detém o seu próprio estúdio, tendo já conquistado os prémios de infografia SND Malofiej e SND28. Para o infografista, autor de milhares de mapas, gráficos e esquemas de visualizações explicativas, o design é uma ferramenta poderosa para transformar dados complexos em informações claras e comprensíveis.


Ver ‘Issuu - A Construção da Expressividade na Infografia’ , ‘Pliger’, ‘Behance - Marcelo Pliger’ e ‘Infolide - Como Jaime Serra Revolucionou a Infografia’.

Sem comentários: