Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

18 março 2013

La vejez de las personas


Las residencias de ancianos. A Porto Editora / Bertrand acaba de publicar a novela gráfica ‘Rugas’, do espanhol Paco Roca, de 44 anos, ilustrador, guionista e autor de banda desenhada. As suas ilustrações são publicadas em jornais de referência como o ‘El País’. ‘Arrugas - Rugas’ foi adaptado ao cinema em 2012 e o filme foi galardoado com dois prémios de cinema espanhol Goya.

O livro de banda desenhada ‘Rugas’, em 160 páginas a cores, trata com subtileza e humor o tema do envelhecimento, evitando o melodrama. Imagens poéticas narram a história de Emílio, um bancário reformado que sofre da doença de Alzheimer e é internado num lar de terceira idade. Publicada originalmente em 2007 pela editora francesa Delcourt, só depois a versão espanhola foi editada pela Astiberri Ediciones.

‘Rugas’ foi seleccionado como um dos 20 melhores títulos do ano pela ACBD, associação francesa de críticos e jornalistas de banda desenhada, e venceu os prémios de melhor obra de autor espanhol do Salón Internacional de Cómic de Barcelona e de melhor história longa no festival italiano Lucca Comics & Games.

 
 

Sem comentários: