Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

20 abril 2013

‘Journalist’ or ‘illustrator’?


How self-identification affects designers’ job satisfaction. Os designers gráficos de jornais que se consideram jornalistas são mais felizes trabalhando nas redacções das publicações, enquanto que aqueles que pensam em si mesmos como artistas ou ilustradores preferem trabalhar nos centros de design gráfico editorial centralizados das empresas jornalísticas que servem várias publicações.

No artigo ‘Journalist' or ‘illustrator?’ publicado no site do Poynter Institute, o norte-americano Adam Hochberg, ex-jornalista da NPR e docente do Poynter Institute for Media Studies, parte de um recente estudo da designer gráfica Rachel Schallom, do jornal South Florida Sun Sentinel, para questionar como a auto-identificação profissional afecta a satisfação no trabalho dos designers gráficos editoriais.

Os designers gráficos editoriais que se identificam como jornalistas, têm satisfação de colaborar com editores e repórteres nas redacções dos jornais. Por sua vez, os que não se identificam como jornalistas, só apreciam o design gráfico e ignoram a matéria jornalística, preferindo trabalhar em centros de design editorial para as várias publicações dos grupos editoriais. Os dois modelos têm algum mérito nos diferentes ambientes e expectativas.


Ver ‘Poynter - 'Journalist’' or 'illustrator?'’ e ‘Adam Hochberg - Journalist Educater’.

Sem comentários: