Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

08 abril 2013

Storytelling and success stories


Discussion. O consultor de visualização de dados inglês Andy Kirk, editor do site ‘Visualising Data’, lança a discussão sobre a visualização de dados e o que se deve esperar do processo de explorar, transformar e ver dados e informação. A arte de contar uma história (narrativa) pela representação gráfica da informação é distinguida pela função exploratória ou explicativa.

Para Andy Kirk, as Visualizações Exploratórias criam uma interligação num conjunto de dados ou assunto sem proporem uma narrativa, destaques ou títulos. Em vez disso, facilitam a exploração de dados, permitindo descobrir percepções, resultados relevantes ou interessantes. São mais adequadas em formato interactivo. Já as Visualizações Explicativas obedecem a um impuslo editorial e podem conter diversas dimensões de análise e variáveis. Este tipo de visualização que associa a função de contar histórias com dados, muitas vezes pela forma como são estruturados.

A diferenciação entre as Visualizações Exploratórias e Explicativas coloca-se do ponto de vista de quem revela precepções, o leitor ou o designer. Se cabe ao leitor fazer o trabalho visual ou interactivo para encontrar ideias, trata-se de uma visualização mais exploratória. Se é o designer que apresenta as principais conclusões, trata-se de uma visualização mais explicativa.


Ver ‘Visualising Data - Discussion: Storytelling and success stories’.

Sem comentários: