Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

26 maio 2013

Don't Read Infographics When You're Feeling Anxious


Ever had to look at a data visualization while you were in a lousy mood? Chances are you were more... As hipóteses de se cometerem erros na leitura de infografias quando se está ansioso (angustiado, impaciente, inquieto) são superiores quando comparadas à visualização de gráficos com uma atitude emocional mais positiva. O alerta é lançado pelo consultor de design norte-americano Nick Diakopoulos, no artigo ‘Don't Read Infographics When You're Feeling Anxious’, publicado no ‘HBR Blog Network’ da Harvard Business Review.

 As emoções positivas melhoram a precisão na interpretação de infografias, pelo que os designers de representação visual de informação devem ter presente a melhoria do estado de espírito dos leitores através da concepção de emoções agradáveis através de design editorial e interfaces esteticamente agradáveis (cores suaves, simetria, desenho harmonioso).

 Nick Diakopoulos assinala que está cientificamente aceite que as emoções (reacções psíquicas e físicas agradáveis ou desagradáveis) influenciam processos cognitivos como a atenção, memória, criatividade e capacidade de resolução de problemas. O bom humor favorece uma visão menos focada e mais ampla.


Ver ‘HBR Blog Network - Don't Read Infographics When You're Feeling Anxious’ e Nick Diakopoulos - Musings on Media’.

Sem comentários: