Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

28 maio 2013

Emotional Data Visualization


Periscopic's ‘U.S. Gun Deaths’ and the Challenge of Uncertainty. A emoção e os dados não surgem associados com muita frequência na visualização de informação. A propósito da publicação da infografia ‘U.S. Gun Deaths’, pela Periscopic, o designer gráfico espanhol Alberto Cairo defende os dados quantitativos (objectivos) e as reacções psíquicas (desorganizadas) associadas na representação gráfica da informação, num artigo publicado no site Pearson Peachpit.

O projecto da Periscopic, uma organização para a visualização de dados com consciência e pela transparência da informação, funde o poder emocional da visualização com a sua capacidade para melhorar a compreensão, um processo que os designers gráficos de informação terá que adoptar, na opinião do professor de Information Graphics and Visualization na University of Miami School of Communication.

Para o autor dos livros ‘Infografía 2.0’ (2008 Alamut) e ‘El Arte Funcional’ (2011 Alamut) e ex-editor de infografia no ‘elmundo.es’ e revista ‘Globo’, ao privilegiar a duração da vida de uma pessoa entre milhares, a visualização intaractiva ‘U.S. Gun Deaths’ ganha uma triste beleza estética, fria e sombria. Uma trabalho que molda activamente os dados recusando a visualização de dados automatizada. Elegância, rigor, criatividade e sofisticação num triunfo da emoção ao serviço da arte funcional.


Ver ‘Pearson Peachpit - Emotional Data Visualization’, ‘Periscopic - U.S. Gun Deaths’ e ‘Periscopic - Do good with data’.

Sem comentários: