Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

08 outubro 2013

‘O Ensino de Infografia nos Cursos de Jornalismo das Universidades do Brasil e da Espanha’


Rafael Martins Alves. Como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Jornalismo, o brasileiro Rafael Martins Alves apresentou a dissertação ‘O Ensino de Infografia nos Cursos de Jornalismo das Universidades do Brasil e da Espanha’ ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Orientada pela professora Tattiana Gonçalves Teixeira, a dissertação aponta no seu resumo para a consolidação do uso da infografia nos meios de comunicação contrastar com as raras inclusões de disciplinas sobre infografia nas universidades do Brasil e, principalmente, de Espanha, duas referências mundiais na produção de infográfia. A pesquisa de Rafael Martins Alves tem como objectivo principal averiguar a situação actual do ensino da infografia como produto jornalístico nas universidades nos dois países.

A tese também aborda os principais conhecimentos que um infografista deve possuir e a presença destes conhecimentos nos cursos de jornalismo, além de propor directrizes para um modelo de plano de ensino para uma disciplina de infografia.


Ver ‘Repositório UFSC - ‘O Ensino de Infografia nos Cursos de Jornalismo das Universidades do Brasil e da Espanha’, ‘Videoconferência CCE / UFSC - Infografia jornalística no Brasil e na Espanha’ e ‘Prezi - O Ensino de infografia nos cursos de jornalismo das universidades do Brasil e da Espanha’.

Sem comentários: