Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

18 outubro 2013

Show, Not Tell: The Rise of the Infographic


Making Sense of Science Infographics. A representação gráfica da informação remonta há 10 mil anos, quando as imagens começaram a fornecer maneiras de visualizar informação. Actualmente a infografia passa por um renascimento, ainda que nem sempre seja memorável. No artigo 'Show, Not Tell: The Rise of the Infographic', publicado no site do 'Science Friday', a coordenadora do programa de rádio na NPR, Becky Fogel, promove a entrevista de Gareth Cook à estação pública norte-americana. 

O jornalista norte-americano Gareth Cook, colunista semanal do ‘The Boston Globe’ e editor do blogue de neurociência ‘Scientific American - Mind Matters’, acaba de lançar o livro ‘The Best American Infographics 2013’, que apresenta os melhores exemplos de representações visuais de informação. A obra reúne gráficos e mapas capitalizando a proliferação de infografias e visualizações de dados nos media para revelar padrões globais.

Na entrevista ao 'Science Friday', Gareth Cook sublinha que a infografia pode mostrar tudo na moderna ciência, explica como ser um leitor mais atento de infografia e como identificar visualizações que induzem em erro, para além de reflectir sobre complexidade, clareza e ética da infografia aplicada à ciência.


Ver 'Science Friday - Show, Not Tell''Science Friday - Making Sense of Science Infographics' e 'Anyforms - The Best American Infographics 2013'.

Sem comentários: