Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

26 novembro 2013

Infografia Multimédia


Curso Livre. A infografia multimédia, gráficos interactivos ou infografia editorial digital ocupam cada vez mais um lugar de destaque nos meios de comunicação digitais, como os jornais. O trabalho de um profissional desta área é altamente exigente. Deve haver uma aprendizagem constante das novas soluções e tecnologias emergentes, para o que António Granado, professor na UNL e editor multimédia na RTP, convidou Mário Cameira, senior designer do 'The Times' (London), para ministrar o curso ‘Infografia Multimédia’, nos dias 5 e 6 de Dezembro na FCSH/UNL, em Lisboa.


Com fronteiras difusas entre a iconografia até à mais complexa visualização de dados, passando pelos diagramas narrativos, localizadores ou linhas de tempo, a infografia digital moderna exige ao seu autor várias competências humanísticas e tecnológicas. De designer, jornalista, programador e ilustrador, entre outras, pontualmente necessárias para a execução das suas tarefas. O ensino de algumas das técnicas utilizadas é pertinente para as classes profissionais ligadas aos media.

O curso livre ‘Infografia Multimédia’ divide-se por quatro sessões sobre a história da infografia, estado da arte, análise de alguns exemplos internacionais, saída de campo para obtenção de dados para projecto final, reunião de planeamento, introdução ao software de trabalho e elaboração de um storyboard. Depois da elaboração do projecto final é feita a apresentação e discussão dos projectos.


Ver ‘FCSH/UNL - Curso Livre Infografia Multimédia’ e 'Mário Cameira - Twitter'.

Sem comentários: