Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

02 novembro 2013

Prémios Nacionais de Banda Desenhada


Amadora BD. O festival internacional de banda desenhada Amadora BD acaba de atribuir os Prémios Nacionais de Banda Desenhada que funcionam como elemento credibilizador do panorama português de banda desenhada. Os troféus distinguem e consagram edições e entidade ou personalidade que pelo seu trabalho e dedicação se tenha destacado na área da banda desenhada.

A atribuição dos troféus passou pelas fases de candidatura (apresentação dos álbuns a concurso pelas editoras), nomeação (selecção por júri dos álbuns finalistas para cada uma das categorias) e votação (o júri volta a pronunciar-se identificando o vencedor de cada categoria). O júri foi presidido por Nelson Dona, director do Amadora BD.

A 24ª edição do Amadora BD, promovida pela CM Amadora / CNBDI, decorre até 10 Novembro no Fórum Luís de Camões, na Brandoa (Amadora) e apresenta como tema central 'Cenários'. O programa do festival contempla exposições, presença de autores nacionais e estrangeiros, sessões de autógrafos, cinema de animação, oficinas, apresentações, lançamentos e espaço comercial (feira do livro de banda desenhada).

MELHOR ÁLBUM DE AUTOR ESTRANGEIRO 
'Fun Home - Uma Tragicomédia Familiar' de Alison Bechdel (BertrandCírculo Contraponto) 
CLÁSSICOS DA 9ª ARTE 
'Surfista Prateado - Parábola' de Moebius, John Buscema e Stan Lee (Levoir / Público) 
MELHOR ÁLBUM DE TIRAS HUMORÍSTICAS 
'Enorme, Brutal, Colossal 2012!' de Henrique Monteiro (LeYa ASA) 
MELHOR ÁLBUM PORTUGUÊS 
'O Baile' de Joana Afonso e Nuno Duarte (Kingpin Books) 


Ver 'Amadora BD'

Sem comentários: