Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

02 dezembro 2013

Jaime Serra Infografías


Premio Gràffica 2013. A 'Gràffica', publicação online espanhola sobre desenho gráfico, imagem e comunicação, acaba de atribuir o Premio Gràffica 2013 ao jornalista visual e artista multidisciplinar espanhol Jaime Serra, director de infografia e ilustração do diário ‘La Vanguardia’. O júri decidiu atribuir a distinção pelo valor superlativo trabalho artístico e estético para a imprensa e pela importância didáctica da coluna ‘Una Paradoja Dominical’ que Jaime Serra mantém no 'La Vanguardia'.

Em entrevista à 'Gràffica', Jaime Serra diz não entender a infografia como algo entre o jornalismo e a arte uma vez que a infografia é uma técnica narrativa, com que se pode representar visualmente a realidade ou a ficção, o jornalismo ou a arte. O que diferencia é o conteúdo, a mensagem e o suporte de divulgação. A infografia jornalística deve ser clara, concisa e rigorosa com os factos ou dados, aspectos sem qualquer valor na subjectiva infografia artística.

Jaime Serra já foi distinguido com numerosos prémios SND Malofiej e SND-E ÑH. Em 2012, numa votação da SND Society for News Design, foi eleito como o infografista mais influente nos últimos 20 anos. Já teve obras de infografia artística expostas no Arts Santa Mònica e Plaza de Armas (Espanha), Central (México), CCEBA (Argentina) e National Geographic Society Gallery (Estados Unidos).



Ver 'Gràffica - Jaime Serra Premio Gràffica 2013', 'Gràffica - Entrevista Jaime Serra''Jaime Serra - Archivos',  'Infografía a la Vanguardia' e 'Anyforms - And the winner is...'.

Sem comentários: