Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

06 janeiro 2014

Diários y Catálogos


The new-look 'The Independent' print edition. O diário inglês 'The Independent' voltou a apresentar em Novembro de 2013 um redesenho da sua edição impressa, desta vez da autoria do inglês Matt Willey, numa nova tentativa de reviver a elegância e sofisticação do design inicial do inglês CDT Design Studio. Lançado em 1986 em formato broadsheet, passou a versão compacta em 2003 e registou um novo redesign pela espanhola Cases i Associats, em 2005, que o tornou mais 'europeu continental'. Em 2010, após a compra pelo russo Alexander Lebedev, volta a ser redesenhado, desta vez pelos espanhóis da Errea Comunicación. 

É Javier Errea, fundador da agência Errea Comunicación, quem agora faz a avaliação do novo projecto gráfico do 'The Independent'. No artigo 'Diários y Catálogos', publicado no blogue 'Erreadas', o também coordenador dos prémios de infografia SNDE Malofiej lamenta que o design do jornal diário o aproxime de um catálogo. Para além de criticar a frequência dos redesigns por deixarem os leitores perdidos, Javier Errea critica o completo e radical reiventar do jornal britânico de referência, que o faz perder personalidade e alma.

A Errea Comunicación é a responsável pela criação do actual layout dos jornais e suplementos portugueses ‘Expresso’ ‘Jornal i’, 'Jornal de Notícias', 'DN Quociente de Inteligência' e 'Dinheiro Vivo' e dos franceses 'Libération' e 'Courrier International', muitos deles distinguidos com prémios European Newspaper Award e SND The Best of News Design.


 


Ver 'Erreadas - Diários y Catálogos', 'Errea Comunicación - The Independent se reinventa', 'The Independent - The new-look 'The Independent' print edition' e 'Matt Willey - The Independent Newspaper'.

Sem comentários: