Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

26 janeiro 2014

Esto no es un periódico


El texto eso tan elemental que hace que un periódico sea un periódico. Os jornais eram até muito recentemente publicações cuja diagramação (paginação) era composta quase igualmente de texto (tipografia) e imagens (fotografias, infografia e publicidade). No artigo ‘Esto no es un periódico’, publicado no blogue Erreadas, Javier Errea detecta uma perigosa nova tendência dos elementos do design de jornais, uma ‘tabletização’, que os transforma em puzzles visuais.

O fundador da agência Errea Comunicación alerta que o design editorial de jornais impressos está a esquecer o corpo de texto, que deixou de preencher mais da metade da mancha gráfica das páginas. Com a tendência da ‘tabletização’ (cartas-menus) perde-se a hierarquização nas primeiras páginas e páginas internas. Para Javier Errea, o texto é essencial e um jornal tem que parecer um jornal. É a mancha de texto que dá corpo, valor e equilíbrio às páginas, por entre fotos, arte, caixas e títulos.

A Errea Comunicación é a responsável pela criação do actual layout dos jornais e suplementos portugueses ‘Expresso’ ‘Jornal i’, 'Jornal de Notícias', 'DN Quociente de Inteligência' e 'Dinheiro Vivo' e dos franceses 'Libération' e 'Courrier International', muitos deles distinguidos com prémios European Newspaper Award e SND The Best of News Design.


Ver ‘Erreadas - Esto no es un periódico’ e ‘Errea Comunicación’.

Sem comentários: