Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

14 janeiro 2014

The State of Information Visualization, 2014


Robert Kosara. O ano de 2013 foi emocionante para a visualização de informação. Entre as novidades na narrativa de dados (data storytelling), Robert Kosara, analista de visualização na Tableau Software, destaca a infografia editorial, novos blogues de visualização e a infografia automatizada no artigo ‘The State of Information Visualization, 2014’ publicado no seu site ‘EagerEyes’.

Os desenvolvimentos que deixaram a sua marca em 2013 são a narrativa na visualização de informação e os novos produtos e ferramentas GED VIZ - Global Economic Dynamics Visualizer (Bertelsmann Stiftung) e Story Points (Tableau). Robert Kosara destaca ainda a infografia automatizada das plataformas de funcionalidades Visual.ly e Vizify. Na imprensa, as visualizações complexas impuseram-se em jornais de referência como o ‘The New York Times’.

A selecção e reflexão sobre visualização de dados foi feita em blogues como o ‘WTF Visualizations’, de Drew Skau, o colectivo ‘Thumbs Up Viz’ e ‘HelpMeViz’, de Jon Schwabish, e no livro ‘Design for Information’, de Isabel Meirelles. Para 2014, Robert Kosara antevê um bom ano para a representação visual de informação em que as visualizações incluem mais contexto e as infografias contam mais histórias. 


Ver ‘EagerEyes - The State of Information Visualization, 2014’.

Sem comentários: