Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

08 fevereiro 2014

Pegadas no Sudoeste


Praia do Malhão (Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina). A edição de Fevereiro da revista ‘National Geographic Portugal’, da RBA Revistas, inclui a ilustração ‘Pegadas no Sudoeste’, criada pela agência de design de comunicação portuguesa Anyforms, especializada em infografia e ilustração.

A ilustração reconstitui o achado de três trilhos de elefantes que poderão representar uma das derradeiras evidências da presença de Elephas antiqus em Portugal, com a sua passagem entre Porto Covo e Milfontes há cerca de 35 mil anos. A descoberta icnológica é importante para compreender as paisagens dunares do litoral alentejano, bem como a fauna e a flora existente nos últimos 100 mil anos.

O artigo na revista dirigida por Gonçalo Pereira assinala que o elefante que então vivia em Portugal teria um volume superior à espécies contemporâneas de paquidermes, como os elefantes africanos e asiáticos, mas não se comparava ao mamute. Teria presas longas e quase rectilíneas. Pela primeira vez no registo mundial, foram descritas pegadas fossilizadas de lebre. A equipa homenageou a Praia do Malhão com o nome Leporidichnites malhaoi.


Ver ‘National Geographic Portugal’ e ‘National Geographic Portugal - Facebook’.

Sem comentários: