Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

24 abril 2014

10 reasons this infographic might not be the best in the world


‘State gun laws enacted in year since Newtown’. Os SNDE Malofiej 22 - Premios Internacionales de Infografia entregaram o Premio Peter Sullivan Award / Best of Show Printed ao jornal norte-americano 'The New York Times', pelo trabalho 'State Gun Laws Enacted in Year Since Newtown'. O designer gráfico dinamarquês Gert K. Nielsen, editor do site ‘VisualJournalism’, vem agora no artigo ‘10 reasons this infographic might not be the best in the world’ defender que a infografia não é merecedora da distinção.

A infografia impressa eleita como a melhor do último ano, da autoria de Karen Yourish, Wilson Andrews, Larry Buchanan e Alan McLean, começa por falhar no foco visual, por falta de sincronia com a história jornalística. Por outro lado, a linguagem visual é demasiado abstracta e elitista. Gert K. Nielsen nota ainda que problemas na paginação (diagramação) da infografia e falta de originalidade, uma vez que o jornal já publicou infografias semelhantes.

A finalizar a sua lista de 10 razões pelas quais a infografia 'State Gun Laws Enacted in Year Since Newtown' não pode ser considerada a melhor do ano, Gert K. Nielsen considera que o trabalho é desinteressante e leva à descrença no SNDE Malofiej - Premio Peter Sullivan Award / Best of Show. Acrescenta ainda o gráfico não pode prescindir do texto, pelo que não se trata de uma narrativa visual, é demasiado contido, abstracto e moderado, o que lhe retira poder, e oferece pouca informação e leitura para o conjunto de dados disponível. A melhor infografia do ano não é poderosa e marcante, pelo que há pouco que celebrá-la, conclui o editor editor do site ‘VisualJournalism’.


Ver 'VisualJournalism - 10 reasons this infographic might not be the best in the world', 'The New York Times - State Gun Laws Enacted in Year Since Newtown', e 'SNDE Malofiej - M22 Premios Lista Final'.

Sem comentários: