Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

02 abril 2014

¿De qué se habla en Malofiej 22?


Resumen de ponencias. No final de março, a SND-E Malofiej 22 - Cumbre Mundial de Infografía voltou a transformar Pamplona (Espanha) na capital mundial da infografia. A Society for News Design promoveu o congresso subordinado ao tema ‘Sailing the Big Data’, sob a direcção de Javier Errea, presidente do capítulo espanhol da SND. Um conjunto de oradores convidados ao congresso apresentaram comunicações e participaram em debates que agora se resumem.

Na sua apresentação, Mats Odeén, director de arte do diário sueco ‘Dagens Nyheter’, eleito SND World Best-Designed Newspaper em 2013 e 2014, assinalou que no jornal a criação de gráficos se tenta aproximar de um leitor médio para lhe facilitar a compreensão e recomendou a divisão dos gráficos em categorias, o que ajuda a manter o estilo e ao não afastar do design estabelecido. Avançou também que a secção de infografia do jornal deve ter metas a cumprir, o que permite manter a motivação e ir além dos pedidos diários dos editores. Já Jonathan Corum, editor de infografia de ciência no ‘The New York Times’, alertou para a má prática de alterar dados para conseguir infografias mais estéticas e referiu-se à importância de explicar proporções ou contextualizar objectos com o tamanho de outros elementos reconhecíveis.

Por sua vez, Abd Flor, editor de arte do diário argentino ‘La Nación’, mostrou a importância das secções, páginas, títulos, notícias e gráficos terem a mesma linguagem gráfica. A fechar, Josemi Benitez, responsável da secção de gráficos do diário espanhol ‘El Correo’, valorizou o uso de uma diversidade de visualizações, mapas figurativos, reportagens visuais, gráficos ilustrados, infografias especiais e gráficos integrados com texto em páginas duplas. John Grimwade, director de gráficos da ‘Condé Nast Traveler Magazine’, terminou com polémica ao desejar o fim dos já ultrapassados gráficos de queijos e perconizar mais inovação e ilustração, na convicção de que a infografia estática impressa não perderá importância.


Ver ‘SND-E Malofiej 22 - Programa’

Sem comentários: