Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

30 abril 2014

What Makes the Best Infographics So Convincing


‘The Best American Infographics’. O jornalista norte-americano Gareth Cook, autor do livro ‘The Best American Infographics 2013’ (Houghton Mifflin), revela em entrevista à ‘Harvard Business Review’ o que torna uma infografia convincente e uma revelação instantânea para os leitores. As representações visuais de informação persuasivas são atraentes e têm um poder emocional e surpreendente e a capacidade de revelar ideias, relacionamentos ou funcionamentos muito rapidamente, observa o galardoado com o Pulitzer Prize - Explanatory Reporting 2005.

Para uma infografia ser convincente, o jornalista visual deve remover todos os detalhes irrelevantes para a mensagem ser mais facilmente entendida e fazer um uso transparente dos dados para alcançar relações e padrões e até possibilidade de exploração. Para Gareth Cook as infografias convincentes oferecem a essência de um grande volume de dados e informação. O autor valoriza ainda a importância do irrisório, diversão e humor para facilitar a recepção por parte dos leitores e levá-los a pensar.

Gareth Cook é editor dos blogues ‘The New Yorker - Elements’ e ‘Scientific American - Mind Matters’ e prepara o lançamento para Outubro de ‘The Best American Infographics 2014’ (Houghton Mifflin), novo volume anual com prefácio de Nate Silver, editor do blogue 'ESPN - FiveThirtyEight'.


Ver ‘HBR Blog Network - What Makes the Best Infographics So Convincing’, ‘HMH - The Best American Infographics 2013', ‘Gareth Cook - Is a writer and editor' , ‘The New Yorker - Elements’ e ‘Scientific American - Mind Matters’

Sem comentários: