Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

22 maio 2014

Illustrated Maps


Adventurers love them, explorers devise them, and everyone uses them. Da pré-história à antiga Babilónia, Grécia e Ásia, da era dos Descobrimentos, até à actualidade, têm-se criado e usado mapas como as ferramentas essenciais para ajudar a definir, explicar e navegar caminhos através do mundo. A Europeana destaca alguns mapas ilustrados que são verdadeiras obras de arte.

Muitos dos mapas antigos são belamente ilustrados e foram transformados em obras de arte. Estes mapas ilustrados contribuem com os seus dados a mostrar e explicar a sociedade e a cultura, através de conteúdos e estilo artístico. Mapas europeus do século XIII são ilustrados com a mitologia cristã. Durante o século XVII e XVIII, os mapas ilustrados impressos incluíam vinhetas, cartelas, heráldica das elites sociais, imagens de monarcas ou temas da geografia grega de mitologia e religião como ilustrações.

A Europeana é uma biblioteca virtual, fonte confiável de património cultural, desenvolvida por instituições, projectos e parceiros culturais da União Europeia. Contém milhões de itens de um vasto leque de importantes galerias, bibliotecas, arquivos e museus de toda a Europa. Permite explorar a história da Europa, desde a antiguidade até aos dias actuais, através de livros e manuscritos, fotografias e pinturas, programas televisivos e filmes, escultura e artesanato, diários, mapas, partituras e registos musicais.



Ver ‘Europeana Blog - Illustrated Maps’ e ‘Europeana - Think Culture’.

Sem comentários: