Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

28 junho 2014

'Cidade Suspensa'


Banda desenhada com Lisboa no tema. Projecto autobiográfico ficcionado do desenhador português Penim Loureiro, de 51 anos, o livro de banda desenhada 'Cidade Suspensa' é lançado na quinta, 03 de Julho, no auditório do Turismo de Portugal, no Campo Pequeno (Lisboa). A obra relata o percurso de vida de três amigos de infância, aparentemente inseparáveis, visto pelos olhos de um deles. Impregnada de referências ao imaginário português, que revisita o sebastianismo, o desígnio ultramarino, o desenfreado crescimento urbano ou o embate do 11 de Setembro.

'Cidade Suspensa' revela-se uma narrativa globalizante na sua abordagem ao anseio existencial de escapar à banalidade e é editada pela Polvo, de Rui Brito, simultaneamente em língua inglesa, com o título 'Suspend City'. O livro, de 64 páginas a cores, inclui um anexo alguns esboços, estudos de personagens e ambientes. A apresentação do livro está a cargo de Geraldes Lino. Haverá um conjunto limitado de originais de estudos de cor para oferecer.

Penim Loureiro dedicou-se à banda desenhada de 1979 a 1984, destacando-se como um dos mais produtivos autores portugueses deste período, com histórias publicadas em publicações como o semanário 'Se7e', revista 'Tintin' e 'Jornal da BD'. Formado em arquitectura e arqueologia e professor no Instituto Politécnico de Lisboa, o autor regressa três décadas depois à narrativa gráfica.

 

Ver 'Penim Loureiro - Arquitectura e Ilustrações', 'Penim Loureiro - Processo de Criação' e 'Polvo'.


Sem comentários: