Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

10 junho 2014

Data journalism needs to go mobile


Why? Well, it depends if you actually want anyone to see it. Com os smartphones a dominarem o acesso à Internet, a criação de infografia e visualização de dados para jornais online deve deixar de se centrar no desktop e privilegiar o mobile. Os ecrãs dos computadores pessoais oferecem mais espaço, mas são inferiores no envolvimento que os ecrãs dos smartphones permitem, defende o inglês Simon Rogers, jornalista e editor de dados no Twitter, no artigo 'Data journalism needs to go mobile'.

Os smartphones possibilitam novas formas de interagir com as infografias e visualização de dados interactivas, nomeadamente movimentos de arrastar, giroscópio, varreduras, reconhecimento do local, geolocalização e vibração. Para tornar a exploração de gráficos mais informativos, envolventes e simplificados a concepção deve ser inicialmente para smartphones com versão para desktop, invertendo a prática actual e sem perder a elegância visual da produção para computadores pessoais.

Como exemplos, Simon Rogers selecciona os sites de jornalismo de dados ‘ProPublica’, ‘The Guardian - Data Store’, ‘FiveThirtyEight’ e ‘The New York Times - The Upshot’. Autor do livro ‘Facts are Sacred’ (2013 Guardian Books / Faber and Faber), Simon Rogers foi editor dos blogues ‘DataBlog’ e 'Data Store', do diário inglês ‘The Guardian’, e professor de Online Journalism na City University London e Birmingham City University. 


Ver ‘Simon Rogers - Data Journalism and Other Curiosities’.  

Sem comentários: