Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

24 junho 2014

‘Mapping Time’


Illustrated by Minard's Map of Napoleon's Russian Campaign of 1812. Inspirado pelo mapa clássico ‘Carte Figurative Russie 1812-1813’, do engenheiro civil francês Charles Minard (1781-1870), pioneiro da infografia, o livro ‘Mapping Time’, de Menno-Jan Kraak, combina a análise histórica e geográfica com visualizações cartográficas que revelam a evolução do mapeamento ao longo do tempo.

A obra de Menno-Jan Kraak discute o contexto histórico da obra de Charles Minard e a sua vida e apresenta uma série de exercícios de design para mostrar os mesmos ou dados similares de diferentes maneiras, através de 100 ilustrações coloridas. O livro, de 192 páginas, é integralmente dedicado ao melhor gráfico estatístico já desenhado, que descreve o tamanho do exército de Napoleão durante a Campanha da Rússia de 1812, que o imperador começou com mais de 420 mil homens e terminou com apenas 10 mil. 

‘Mapping Time’, acabado de editar pela Esri Press, é o segundo livro do holandês Menno-Jan Kraak é professor de GeoVisualização e Cartografia na Universiteit Twente (em Enschede, na Holanda). O autor estreou-se com o livro ‘Cartography - Visualization of Geospatial Data’ (2010 Pearson Education), já traduzido para cinco línguas.


Ver ‘Esri Press - Mapping Time’, ‘Menno-Jan Kraak - Geovisual analytics and cartography’ e ‘Universiteit Twente - Menno-Jan Kraak presents new book’.

Sem comentários: