Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

22 junho 2014

Prémio Nacional de Ilustração 2013


'Uma Escuridão Bonita'. O ilustrador António Jorge Gonçalves acaba de vencer o PNI 2013 - 18º Prémio Nacional de Ilustração, promovido pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, pelas ilustrações de 'Uma Escuridão Bonita', com texto do escritor angolano Ondjaki, numa edição da LeYa Caminho. O prémio tem como objectivo reconhecer e incentivar o trabalho de artistas no domínio da ilustração de livros para crianças e jovens em Portugal.

'Uma Escuridão Bonita' conta a história de uma das muitas noites em que falta a luz em Luanda e dois adolescentes ensaiam o seu primeiro beijo. O ilustrador António Jorge Gonçalves, de 50 anos, é licenciado em Design Gráfico pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e fez mestrado em Theatre Design na Slade School of Fine Arts, em Londres. O seu trabalho divide-se entre a banda desenhada, a ilustração editorial, o cartoon político e o desenho digital ao vivo.

O júri PNI 2013 foi composto por Dora Batalim (UCP), Pedro Saraiva (FBAUL) e Maria Carlos Loureiro (DGLAB). Considerada a mais importante distinção na área da ilustração, o Prémio Nacional de Ilustração atribuiu ainda menções honrosas às ilustrações da obra 'O Pai Mais Horrível do Mundo' (2013 Rizzoli / A Esfera dos Livros), de João Fazenda, com texto de João Miguel Tavares, e ao conjunto das ilustrações de 'Uma Onda Pequenina' (2013 Planeta Tangerina), de Yara Kono, com texto de Isabel Minhós Martins.


Ver 'DGLAB - PNI 2013', 'LeYa Caminho - Uma Escuridão Bonita' e 'António Jorge Gonçalves - Sempre a desenhar'


Sem comentários: