Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

04 julho 2014

Visualizaciones históricas a través de mapas gráficos


Alberto Cairo. Ao longo da história, a representação visual de dados através de mapas gráficos deu origem a muitas teorias e ajudou a compreender e entender processos e eventos. O designer gráfico e jornalista visual espanhol Alberto Cairo, professor de Information Graphics and Visualization na University of Miami School of Communication reflecte em torno de três exemplos paradigmáticos de infografias (de John Snow, Charles Minard e Florence Nightingale), num vídeo produzido pelo Centre de Cultura Contemporânia de Barcelona para o projecto ‘Big Bang Data’.

Autor dos livros ‘Infografía 2.0’ (2008 Alamut) e ‘El Arte Funcional’ (2011 Alamut), Alberto Cairo é ex-editor de infografia no ‘elmundo.es’ e revista ‘Época’ e vencedor de seis dezenas de medalhas nos SNDE Malofiej - Premios Internacionales de Infografía e SNDE Premios ÑH. Para Alberto Cairo a infografia é entendida como uma representação gráfica visual abstracta de dados ou informações e remonta aos primórdios da humanidade.

Até Outubro, o CCCB apresenta o projecto ‘Big Bang Data’, uma série conferências, debates, oficinas e apresentações de trabalhos sobre o impacto do grande volume de dados (big data) no âmbito social, político, tecnológico e comercial. O projecto ‘Big Bang Data’ é comissariado pelo jornalista José Luis de Vicente e pela comunicadora e criativa Olga Subirós e envolve criadores, pesquisadores, designers, analistas, cartógrafos, engenheiros, historiadores, economistas, arquitectos, jornalistas, programadores e jornalistas.


Ver 'CCCB - Big Bang Data' e 'Alberto Cairo - The Functional Art'.

Sem comentários: