Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

04 setembro 2014

'O Espelho de Mogli'


Mowgli, l'homme, rencontre dans la jungle un orang-outan. A editora independente portuguesa Mmmnnnrrrg, de Marcos Farrajota, acaba de lançar o livro de banda desenhada alternativa ‘O Espelho de Mogli’, de O. Schrauwen, numa edição de 56 páginas a duas cores no formato 25x30 cm. A edição é um remake com novo tratamento das cores, aumento de páginas e de formato do livro ‘Le Miroir de Mowgli’ (2011 Ouvroir Humoir) que incluiu a Sélection Officielle a concurso no Festival d’Angoulême 2012. 

Pegando no cenário e nome da personagem de ‘Livro da Selva’, de Rudyard Kipling, Olivier Schrauwen apresenta a tragicomédia do encontro de um símio com um menino selvagem, numa banda desenhada que não usa palavras e que emprega estéticas gráficas com influências do passado sem que isso afecte o seu real valor contemporâneo. O autor emprega espelhos deformados para reflectir sobre o papel do homem no mundo e a fina fronteira que separa o homem do animal.

O belga Olivier Schrauwen, de 37 anos, estudou animação e banda desenhada e vive actualmente em Berlim (Alemanha). Reconhecido como um dos autores de banda desenhada de vanguarda mais importantes no actual panorama mundial, Olivier Schrauwen é autor de inovadores livros como ‘Mon Fiston’ (2006 Édition L’An 2) e ‘L'homme qui se laissait pousser la barbe’ (2010 Actes Sud - L’An 2).

À venda nas lojas El Pep (Imaviz Underground/Centro Comercial Imaviz - Lisboa) 
e Mundo Fantasma (Shopping Center Brasília - Porto) por 10 euros. 

Ver ‘Mmmnnnrrrg Blog - O Espelho de Mogli’, 'Éditions de l'An 2 - Olivier Schrauwen’ e ‘Ollie Schrauwen’.

Sem comentários: