Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

30 outubro 2014

Prémios Nacionais de Banda Desenhada


Amadora BD. O festival internacional de banda desenhada Amadora BD acaba de atribuir os Prémios Nacionais de Banda Desenhada que funcionam como elemento credibilizador do panorama português de banda desenhada. Os troféus distinguem e consagram edições e entidade ou personalidade que pelo seu trabalho e dedicação se tenha destacado na área da banda desenhada.

A atribuição dos troféus passou pelas fases de candidatura (apresentação dos álbuns a concurso pelas editoras), nomeação (selecção por júri dos álbuns finalistas para cada uma das categorias) e votação (o júri volta a pronunciar-se identificando o vencedor de cada categoria). O júri foi presidido por Nelson Dona, director do Amadora BD.

A 25ª edição do Amadora BD, promovida pela CM Amadora / CNBDI, decorre até 09 Novembro no Fórum Luís de Camões, na Brandoa (Amadora) e apresenta como tema central ’25 Anos'. O programa do festival contempla exposições, presença de autores nacionais e estrangeiros, sessões de autógrafos, cinema de animação, oficinas, apresentações, lançamentos e espaço comercial (feira do livro de banda desenhada).

PRÉMIO MELHOR ÁLBUM DE AUTOR ESTRANGEIRO  
‘As Serpentes de Água’ de Tony Sandoval (Kingpin Books) 
PRÉMIO CLÁSSICOS DA 9ª ARTE  
‘Maus’ de Art Spiegelman (Bertrand Editora) 
PRÉMIO MELHOR ÁLBUM DE TIRAS HUMORÍSTICAS  
‘No Presépio’ de Álvaro e José Pinto Carneiro (Insónia/Álvaro Santos) 
PRÉMIO MELHOR ÁLBUM PORTUGUÊS  
‘Zona de Desconforto’ de Amanda Baeza, André Coelho, Cristina Casnellie, Daniel Lopes, David Campos, Francisco Sousa Lobo, José Smith Vargas, Júlia Tovar, Ondina Pires e Tiago Baptista (Chili com Carne) 
PRÉMIO MELHOR ÁLBUM DE AUTOR PORTUGUÊS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA 
‘Safe Place’ de André Pereira e Paula Almeida (Kingpin Books)


Ver 'Amadora BD - Prémios Nacionais de Banda Desenhada 2014'.

Sem comentários: