Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

22 outubro 2014

Be curious. Be nice. Be relentless


Pulitzer Prize-winning infographics designer talks data presentation. Ser curioso, agradável e implacável e não temer fazer perguntas estúpidas, são os conselhos que jornalista norte-americano Gareth Cook oferece aos estudantes de jornalismo, relata o ‘The Heights’, jornal do Boston College. Galardoado com o Pulitzer Prize 2005, Gareth Cook deixa a mensagem de que a representação visual da informação tem capacidade de comunicar o que as palavras e dados desorganizados não são capazes.

Para Gareth Cook, a infografia está na linha da frente entre os conteúdos dos novos media, ao ter a competência de dar sentido aos dados e informação, uma vez que o cérebro humano dedica metade da sua capacidade ao pensamento visual. A infografia está a tornar-se em diálogo visual ao explicar, reflectir, satirizar e estabelecer conexões, ao mesmo tempo que se apresenta como trabalho estético.

Colunista semanal do jornal ‘The Boston Globe’ e editor do blogue de neurociência ‘Scientific American - Mind Matters’, Gareth Cook é autor das edições anuais do livro ‘The Best American Infographics’ (2013/2014 Houghton Mifflin Harcourt), que apresentam os melhores exemplos de representações visuais de informação.


Ver ‘The Heights - Remember To Ask The Stupid Questions’, ‘The Heights - Pulitzer Prize-Winning Infographics Designer Talks Data Presentation’ e ‘Anyforms - The Best American Infographics 2014'


Sem comentários: