Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

24 outubro 2014

Visualización de Información


La crema de la infografia en La Paz. O Instituto Técnico Superior Atenea, de La Paz (Bolívia), acaba de promover a quinta edição do CIDGA Congreso Internacional de Diseño Gráfico, sob o tema ‘Visualización de Información’. Na reportagem ‘La crema de la infografia en La Paz’, para o jornal ‘Tiempo Argentino’, o infografista Norberto Baruch faz um balanço do evento, onde também foi orador.

Entre os oradores no CIDGA 2014, destaque para Juan Colombato, director de infografia do diário argentino ‘La Voz’, que na apresentação ‘Ver para Entender’ falou sobre a infografia como a analogia mais precisa da realidade e como magia do jornalismo visual, alertando para que não se entenda a infografia como um espelho da verdade absoluta. Já Fernando Baptista, editor de infografia na revista norte-americana ‘National Geographic Magazine’, referiu na apresentação ‘Creando Gráficos en National Geographic’ que a infografia é o contar de histórias de forma visual, para o que processa, simplifica, organiza e apresenta informação de forma clara e envolvente.

A fechar a quinta edição do CIDGA, Norberto Baruch, infografista no diário argentino ‘La Nación’, fez a apresentação ‘Infografreaks, una forma creativa de hacer infografía’, onde denunciou que as redacções dos jornais estão despreparadas para a criatividade, o que leva ao aborrecimento das novas gerações de leitores, e preconizou a infografia como forma de seduzir novos leitores entediados com o velho jornalismo.



Ver ‘CIDGA 2014 - V Congreso Internacional de Diseño Grafico’ e ‘Tiempo Argentino - La crema de la infografía en La Paz’


Sem comentários: